Sobre o PermaSer

O NUPE – Núcleo de Permacultura é formado por estudantes e professores da UFRN, oriundos dos cursos de Ecologia, Biologia, Filosofia, Comunicação Social, Turismo, dentre outros. Juntos, objetivam aplicar as teorias de seus campos de conhecimento, buscando meios para facilitar a criação e manutenção de assentamentos humanos sustentáveis.

Tendo como missão o estímulo ao emergente paradigma ecocêntrico, o NUPE pesquisa, experimenta e aplica saberes e práticas benéficas ao desenvolvimento integral do ser humano, em parceria com a Natureza, e não contra ela. Desta forma, o fomento à convivência pacífica, com ênfase na cooperação e na produção eco-eficiente, anima as atividades realizadas pelo NUPE.

Atividade de sábado - Construção da sementeira e da espiral de ervas.

Atividade de sábado - Construção da sementeira e da espiral de ervas.

A fim de se tornar um centro de difusão e de referência em práticas permaculturais no Rio Grande do Norte, o NUPE forma alianças estratégicas com outras instituições locais, como o Grupo circense Tropa Trupe, Grupo ambiental Ser Ecológico e, mais recentemente, com o Ministério Público. Em todos os casos, as interações visam expandir as práticas de sustentabilidade das pessoas e instituições aliadas, através de programas de educação ambiental, oficinas, vivências e palestras, cada vez mais solicitadas. Paralelamente, o NUPE mantém um espaço de práticas permaculturais onde desenvolve mandalas e espirais de ervas, sementeiras, artesanato com material reciclado e reutilização de pneus para fins agrícolas e biocontrução.

Atualmente, o NUPE busca condições para construir sua sede física, através dos métodos de bio-construção, dentro do campus da UFRN. Desta forma, o NUPE pretende legar à UFRN uma instituição de sustentabilidade prática, capaz de reconhecer e lidar com os desafios sócio-ambientais de nosso tempo.

Barreira feita com Pneus e mandala de ervas

Barreira feita com Pneus e mandala de erva

O NUPE também acredita e interage com as redes de Permacultura do Brasil e pretende fortalecer a estrutura de comunicação e atuação entre os grupos de Permacultura do Nordeste brasileiro, visando assim, a divulgação permanente desta grande arte para sustentabilidade.

Anúncios

Responses

  1. Galera, o blog tá massa!!! Lindo, lindo!! Muita informação, irado!!

  2. quero recebe informativo,revista e de mais coisa de vcs.ler a reportagem no diário de natal,amem,sou graduada em ciências biologia pela ufrn,quero faz pós graduação nessa area.mim ajude.
    iris
    abraços a todos.

  3. oi!vcs estão de parabens,esse trabalho e muito interesante.
    eu estou terminando a faculdade de tecnologia em gestão anbiental.e me interesei muito nesse trabalho então eu quero saber o seguite. 1)oque levou vcs a implantar esse trabalho?
    2)quais os resultados que vcs teve?
    3)oque os aluno achou desse trabalho?

  4. o blog tá muito legal! acabei de me mudar para natal e estou dando uma olhada no que está acontecendo aqui. já tive umas exeperiências lindas com agroecologia e permacultura urbana e espero poder trocar figurinhas com vocês em breve.

  5. Olá pessoal eu e outro amigo meu, ambos estudantes da UFRN, biologia e pedagogia respectivamente, estamos preparando uma breve viajem para Diogo Lopes e Barrinha, afim de fazer umas filmagens de cunho documentário desta e outras comunidades da RDS Ponta do Tubarão. Gostaria de adquirir algum material, ou obter informações de pessoas local que possam me servir de guia. Gostaria também de obter o número de comunidades, mapas, e informações geográficas e social da RDS.

    Eu e o beto, também gostaríamos de oferecer nossas contribuíções, pois somos professores e temos interesse de interagir com as comunidaddes da RDS. Aguardo retorno.
    Grato


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: