Publicado por: nupeufrn | 05/02/2009

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual da Ponta do Tubarão

Na terça-feira passada, dia 28/04/2009, alguns integrantes do NUPE-UFRN estiveram presentes na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual da Ponta do Tubarão, no município de Macau-RN (Figura 1), para a apresentação do projeto de Mestrado de um dos integrantes do Núcleo de Permacultura, Juliano Petrovich. A dissertação de Mestrado do Juliano tem como título: Etnoconservação, Histórico de Criação e Participação Social na Gestão Ambiental da RDSEPT/RN e foi apresentada ao Conselho Gestor da Reserva.

dscf0181-2 Figura 1 – Estuário do Rio do Tubarão.

Bem, a RDS da Ponta do Tubarão foi constituída pela lei n° 8.439 de 18 de julho de 2003 e contou com a ampla participação das comunidades tradicionais de pesca de Barreira e Diogo Lopes (Figura 2).

dscf0204-2

Figura 2 – Secagem de tainhas na rua.

A área da Reserva compreende um território de 12.960 ha, contendo os ecossistemas manguezal e dunar, no estuário do Rio Tubarão, uma área de caatinga, além de uma área marinha que se estende por 2 milhas da linha da costa (Figura 3). Além de Barreira e Diogo Lopes, outras comunidades estão inseridas na RDSEPT: Setãozinho, Mangue Seco I e II, Lagoa Doce, Cacimba da Baixa, Chico Martins, Varjota, Pau-Feito, Baixa do Grito e Canto da Imburana.

ponta-do-tubarao-lores1 Figura 3 – Mapa da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual da Ponta do Tubarão.

A reunião do Conselho Gestor começou às 09h00min no Ecoposto (figura 4), sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável, onde, foram apresentados projetos que estão sendo e serão desenvolvidos na RDS. O IDEMA apresentou dois projetos: um de fiscalização ambiental, desenvolvido junto à CIPAM (Companhia Independente de Proteção Ambiental) e outro de Monitoramento da Qualidade das Águas do lençol freático, canal de maré e lagoas. A UERN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, também apresentou dois projetos: Educação Ambiental na RDSEPT e o projeto de Cetáceos da Costa Branca do RN. Como já citado, o projeto do Juliano também foi apresentado.

O Conselho Gestor desempenha um papel fundamental no gerenciamento da Reserva e é representado por várias entidades: população local, prefeitura de Macau, governo do Estado (IDEMA), Petrobrás e por pesquisadores da UFRN e UERN. O Plano de Manejo, o Zoneamento Ambiental, Resolução sobre o Uso e Ocupação do Solo, Projetos que serão levados para a Reserva devem ser aprovados pelo Conselho.

dscf0200-2 Figura 4 – Ecoposto, sede da RDSEPT.

A RDSEPT já desenvolveu oito Encontros Ecológicos, onde, foram elaboradas revistas que falam sobre o que aconteceu durante os eventos. Os Encontros acontecem desde 2001, antes mesmo de a região ter se transformado em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, onde são apresentados trabalhos desenvolvidos na reserva, filmes na temática ambiental, exposições fotográficas, palestras, mutirões de limpeza, oficinas, além da programação cultural.

Para finalizar, ressalto a importância deste espaço no nosso estado que impulsionado pela vontade das comunidades tradicionais ali inseridas, junto com a prefeitura de Macau e Guamaré, o IDEMA e outros órgãos como a Petrobrás e as Universidades, criaram uma Reserva referência no Brasil e que está aberta as boas iniciativas.  Ah, e para botar lenha na fogueira das boas idéias, aí vai um link do projeto de Olho na Água desenvolvido pelo IPEC – Instituto de Permacultura do Cerrado, patrocinado pelo projeto Petrobrás Ambiental no Ceará.

Anúncios

Responses

  1. Muito legal esta postagem! É extramemente importante conhecermos e valorizarmos estas iniciativas sociais. Eu vejo nesta história um resultado positivo e exemplar para o Brasil, principalmente porque foi de iniciativa da própria comunidade, que organizada, exigiu a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, os Projetos de Educação Ambiental, para serem bem sucedidos, devem atender primeiramente as necessidades colocadas pelas pessoas envolvidas e não pelos pesquisadores! DEsta forma eu acredito que o sucesso será garantido!
    Abraço Geral e esse blog ta cada vez mais Irado!!!!!

  2. É isso aí, galera!!!
    Muito boa a consideração do Gustavo e, principalmente, a postagem do Guedão…
    e vamo que vamo na valorização de culturas e comunidades tradicionais… importante movimento foi (e é) feito, mas que precisa de todo o apoio para se tornar cada vez mais publicizado!!

    Falow!!! fiquemos em paz..

    • Estou precisando do e-mail de contato do Juliano Petrovich, que fez o estudo sobre etnoconservação e histórico de criação da RDS Ponta do Tubarão. Trabalho na Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, no Grupo de Trabalho do Aventureiro, onde estamos propondo a criação de uma RDS também. Gostariamos muito de poder conversar com Juliano e trocar algumas informações. Obrigada, Julieta (biodiversidade@ambiente.rj.gov.br)

  3. Valeu família, isso aí, co-evolução reaprendendo a SER em grupo…

  4. tive o privilégio de conhecer essa semana a RSD-Diogo Lopes e amei é muito lindo! mais não intendi o porque q ainda não foi feito um trabalho de educação ambiental já q este anda de mão dada com a preservação ambiental !! encontrei muito lixo na trilha dos olheiros e acompanhando a procissãoo de nossa senhora dos navegantes, pude observar a própria comunidade jogando linxo nas águas. gente não há preservação sem educação ambiental, é preciso trabalhar isso. deixemos a politica de lado pq ela nunca irá ter essa conciência,pq em muitos casos a aquele espaço paradisiaco, pode render muito dinheiro p grandes empresarios q estão muito pouco interessados em preservação ambiental e sim com olhos bem abertos para a oportunidade de fazer grandes impreendimentoa ali, e são estes q fazem a política da troca de favores.TRABALHEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ( NÃO JOGAR LIXO NAS ÁGUAS,NO MANGUE TAMBÉM FAZ PARTE DESSA LUTA)
    UM GRANDE ABRAÇO E VAMOS A LUTA PARA UM MUNDO SEM SUJEIRA !

  5. Estou precisando do Contato do Presidente ou Responsável pela RDSEPT, gostaria que se possível alguém que tenha entrasse em contato no meu email ou por resposta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: